2º FÓRUM ECONÔMICO ESPORTE FITNESS DEBATE MODELOS DE NEGÓCIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
- sitefpefit
- 25 de out. de 2021
- 3 min de leitura
A segunda etapa do 2º FÓRUM ECONÔMICO ESPORTE FITNESS foi realizada neste sábado, 23 de outubro e teve como assunto principal a temática de “Negócios”. O evento, apresentado pela Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), tem como objetivo apresentar o esporte como ferramenta essencial para o empreendedorismo.
Neste segundo dia de palestras, os paineis abordaram os processos de digitalização dos negócios, a importância dos profissionais de Educação Física nas organizações esportivas, inovação e liderança.
Sebrae Conecta: digitalize seu negócio
Um dos movimentos mais marcantes desde o início da pandemia de Covid-19 foi a aceleração do processo de digitalização de diferentes negócios. Desde então, o acesso a um leque vasto de conteúdo, produtos e serviços se tornou cada vez maior, aumentando o nível de competição e melhorando a experiência online de clientes e consumidores.
Diante desse cenário, o especialista em marketing digital do Sebrae SC, Gustavo Woerner, apresentou nove etapas para iniciar um negócio no universo digital:
- Encontre o seu nicho (qual segmento, público-alvo, local)
- Defina o seu conceito (qual o modelo de negócio)
- Determine o seu cliente ideal (como compreender e atingir o consumidor)
- Escreva um plano de negócios (preveja o mercado, definindo metas)
- Elabore sua estratégia de marketing
- Solidifique seu sistema de vendas
- Decida sobre a entrega de serviços
- Gestão de clientes online (CRM)
- Construa relacionamentos e comunidades (voltado quase exclusivamente ao digital)
“Construa sua oferta e mostre seu valor. O mercado fitness está se remodelando e tem um oceano enorme para navegar, então encontre seu segmento, resolva os problemas dos seus alunos e busque valorizar o seu diferencial”, enfatizou o primeiro palestrante do dia.
OAB: Por que toda organização esportiva precisa ter um profissional da Educação Física?
No segundo painel, os advogados Kátia Dutra e Alisson Silva Garcia explicaram como se tornou essencial que organizações esportivas tenham sempre com um profissional de Educação Física em seu quadro de funcionários. O motivo: qualquer empresa na área do desporto necessita de gestores e/ou colaboradores com conhecimento técnico específico, de modo a atuar junto ao público.
E a explicação tem, além de preceitos técnicos e éticas, fundamentos jurídicos. Segundo a Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, que regulamenta a profissão de Educação Física no Brasil, a função só pode ser exercida por indivíduos devidamente formados e registrados nos conselhos de classe regionais. O exercício ilegal da profissão é passível de pena, variando de 15 dias a três meses de reclusão, ou multa.
Inovação e geração de novos negócios no Fitness
Importante evento de reconhecimento no mundo dos negócios, o Prêmio Reclama Aqui tem todo ano, desde 2018, entre os cinco finalistas da categoria de academias e serviços de bem-estar apenas plataformas digitais. Isso mostra como inovar e apostar em tecnologia tem sido um dos grandes segredos de sucesso no segmento.
Fundador da Business To Fitness (B2F), Ricardo Cruz esteve no 2º FÓRUM ECONÔMICO ESPORTE FITNESS e falou sobre os processos de inovação na área. Segundo ele, inovar é mais do que pensar diferente, mas agregar valor para alguém, fazendo a diferença e solucionando os problemas das pessoas.
“É preciso entender quem é o consumidor/aluno, trazer soluções específicas para cada um a partir de um propósito. Dentro disso, podemos dizer que o processão de criação passa por cinco etapas: descobrir (ponto de partida), definir (após identificação do problema e do público-alvo na primeira etapa), desenvolver (sempre de maneira coletiva, e nunca sozinho), entregar (maximizando os experimentos) e avaliar (como melhorar cada vez mais o produto ou serviço).
Desenvolvendo lideranças nos negócios fitness
Por fim, fechando a segunda etapa, Marcio Carrer, master docente e consultor da Fitness Mais, apresentou os pilares da liderança moderna, trazendo os conceitos básicos para formação de bons gestores:
- Desenvolver habilidades e competências nos liderados
- Saber dar feedback
- Ter o poder de negociação (dinheiro, comportamentos, relações, entregas, desempenhos)
- Boa comunicação
- Inteligência emocional
- Tomada de decisões
- Ser produtivo
- Saber lidar com números e indicadores
- Saber desenvolver e gerir processos
- Demonstrar empatia
Terceira e última etapa
Em sua segunda edição, o evento da FPEFIT retorna no próximo sábados, 30 de outubro, para sua etapa derradeira, abordando o tema “Oportunidades”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.2forumeconomicoesportefitness.com.
O 2º FÓRUM ECONÔMICO ESPORTE FITNESS é uma realização da Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME) e tem o apoio do CREF4/SP, Acad Brasil, FecomercioSP, CRC SP, SEEAATESP, CNS, SINPEFESP, Fitness Mais, Família Do Esporte E B2F.
Contato
secretaria.forumesportefitness@gmail.com
Redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/forumesportefit/
Instagram: https://www.instagram.com/forumesportefitness/
Twitter: https://twitter.com/forumesportefit
FPEFIT:
Facebook: https://www.facebook.com/fpefit
Instagram: https://www.instagram.com/fpefit.oficial
















Comentários