top of page

A GINÁSTICA LABORAL NAS EMPRESAS: VALQUÍRIA DE LIMA APRESENTA A ATIVIDADE NO 2° WORKSHOP FITNESS & W

  • sitefpefit
  • 21 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura


Iniciando o segundo dia de atividades do 2º Workshop Fitness & Wellness, a professora Valquíria de Lima apresentou os aspectos técnicos, oportunidades e desafios do mercado de trabalho em relação à Ginástica Laboral. Segundo ela, muitas vezes as empresas ainda não entendem o que o profissional visa ao oferecer este produto e é fundamental que ele tenha uma visão comercial e empreendedora para saber vender esse produto. Mas, afinal, o que é a Ginástica Laboral?


O conceito


A modalidade, de acordo com a Associação Brasileira de Ginástica Laboral, é definida como um programa de exercícios aplicados dentro das empresas durante a jornada de trabalho. Dentre seus principais objetivos, a atividade visa minimizar a sobrecarga gerada nas estruturas musculoesqueléticas, otimizar a percepção corporal e da postura, diminuir os índices de acidente de trabalho e afastamentos, bem como promover um estilo de vida mais ativo.


Junto às empresas, esse tipo de trabalho preza pelo desenvolvimento de programas específicos de prevenção e promoção da saúde, promovendo a integração social e o resgate do conceito lúdico por meio de ações interdisciplinares. Já quanto aos trabalhadores estão intrínsecas as adaptações fisiológicas, físicas e psicológicas.


Principais Afastamentos


Segundo dados de 2014 da Previdência Social (2014), dez dos 20 principais agravos mais frequentes à saúde no ambiente de trabalho consistem em classificações dos grupos M (doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo) e F (transtornos mentais e comportamentais). Esses números representam mais da metade (55%) dos benefícios superiores a 15 dias de afastamento do trabalho e evidencia a necessidade de os profissionais atuarem em equipes interdisciplinares nas questões de saúde e segurança.


Principais sobrecargas por setor de trabalho


Área administrativa: sobrecargas estáticas e repetitivas que atingem principalmente a coluna cervical e ombros, coluna torácica e lombar, punho e membros inferiores.


Área fabril: sobrecargas por diversas posturas (tempo prolongado), que acometem a região lombar e abdômen, região torácica, bíceps e tríceps, punhos e/ou antebraço e quadríceps e panturrilha.


Prática – Aulas de Ginástica Laboral com foco postural


Para exemplificar um plano de atividades específico para cada região corporal, a professora Valquíria separou um cronograma para cada setor de trabalho:


Área administrativa


1ª série – Exercício específico 1 para coluna cervical: em pé, médio afastamento lateral dos membros inferiores, abduzindo em 90º o ombro direito e flexionando coluna cervical para o lado esquerdo, apoiando a mão esquerda na região temporal para intensificar o alongamento.

1ª série – Exercício específico 2 para coluna cervical: após realizar o exercício anterior dos lados direito e esquerdo, repetir o exercício, porém ao flexionar a coluna cervical lateralmente, rotacionar aproximando o queixo do ombro.


2ª série – Exercícios para coluna cervical: peitoral maior e extensores da coluna cervical e cabeça.

Área fabril


3ª série – Exercício específico para ombros: rotadores do tronco.


4ª série – Exercício específico para coluna torácica: extensores e adutores do ombro.


O 2° Workshop Fitness & Wellness é uma realização da Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), e conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo (SINPEFESP), Fitness Mais, Família do Esporte, Tryex Fitness, PS2.Tech e Instituto JBOliveira. A coordenação pedagógica está a cargo da professora Andrea Vidal.


Siga-nos nas redes sociais:


Siga também a FPEFIT:


 
 
 

Comentários


© 2021 FPEFIT - Federação Paulista de Esportes & Fitness

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Clean
bottom of page