top of page

FEDERAÇÃO FECHA COM CHAVE DE OURO SEGUNDO E ÚLTIMO DIA DO WORKSHOP FITNESS

  • sitefpefit
  • 7 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura


Após dois dias de evento, a Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) finalizou neste sábado (7) o Workshop Fitness & Wellness. Voltado à capacitação de profissionais de Educação Física com os temas e tendências mais atuais do mercado, o evento teve em sua segunda etapa palestras e atividades práticas que abordaram o treinamento funcional e o High Intensity Interval Training, mais conhecido como HIIT.


Módulo 3


Iniciando as atividades do dia, o terceiro módulo do workshop teve como assunto o Treinamento Funcional. Bastante utilizado para exercitar funções de equilíbrio, coordenação, biomecânica e musculatura do corpo humano, esse método de exercício é um dos mais utilizado no mundo atual. Para apresentar e desmitificar algumas teorias em torno da modalidade, o professor Leandro Lodo, especialista no assunto, explicou alguns pontos importantes.


“O treinamento funcional ideal é aquele que o corpo seja o melhor aproveitado possível durante a atividade. Ele não depende de gênero, mas do objetivo da pessoa. Comecem a pensar nesse método como uma forma de melhorar uma atividade que você já exerce, priorizando fundamentos importantes como equilíbrio, mobilidade ou prevenção de lesões. O importante é saber utilizá-lo com responsabilidade e lembrar que sempre que o risco for maior que o benefício o exercício estará errado”, diz.


Lodo também reforça que a função principal do treinamento funcional não é isolada, mas integrada. Ou seja, é uma atividade que não trabalha um único músculo por vez, mas vários grupos musculares em um único exercício, a fim de otimizar a performance do corpo.


Módulo 4


No último módulo da capacitação foi a vez do professor Zózimo Lisboa trazer o seu know-how sobre uma das modalidades que aparece no top 5 das tendências fitness desde 2014: o HIIT, sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. A atividade consiste em treinos realizados com o objetivo de acelerar o metabolismo, promover a queima de gordura e melhorar o condicionamento físico.


“O HIIT bem-feito aumenta o metabolismo, acelerando a taxa metabólica e aumentando a queima de gordura preservação dos músculos. O praticante ainda continuará queimando gordura mesmo após o término do treino”, reforça o especialista.


Ainda segundo Lisboa, o método pode ser dividido em cinco escalas: HIIT curto (estímulos de 15 a 60 segundos), HIIT longo (estímulo maior que 60 segundos, menos indicado para iniciantes), RST – All out (treinamento de sprints repetitivos, para treinos específicos), SIT – All out (treino de sprint intervalado, sugerido para condicionamento físico) e HIIT Jogos (treinamento para crianças e adolescentes, principalmente nas escolas).


O Workshop Fitness & Wellness foi uma realização da FPEFIT em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), e teve o apoio do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF4/SP), Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo (SINPEFESP), Sindicato dos Estabelecimentos de Esportes Aéreos, Aquáticos e Terrestres do Estado de São Paulo (SEEAATESP), FecomercioSP, Fitness Mais, Confederação Nacional de Serviços (CNS), Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e Família do Esporte.

 
 
 

Comentários


© 2021 FPEFIT - Federação Paulista de Esportes & Fitness

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Clean
bottom of page