top of page

FEDERAÇÃO REALIZA PRIMEIRO DIA DE WORKSHOP FITNESS

  • sitefpefit
  • 6 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura


A Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) apresentou nesta sexta-feira (6) a primeira etapa do Workshop Fitness & Wellness, um evento online voltado à capacitação de profissionais de Educação Física. Dividido em duas partes, o workshop teve neste primeiro dia a apresentação dos módulos 1 e 2, voltado para exercícios pós-recuperação de Covid-19 e prescrição de treinamento para corrida de rua, respectivamente.


O evento é uma realização da FPEFIT em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), e tem o apoio do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF4/SP), Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo (SINPEFESP), Sindicato dos Estabelecimentos de Esportes Aéreos, Aquáticos e Terrestres do Estado de São Paulo (SEEAATESP), FecomercioSP, Fitness Mais, Confederação Nacional de Serviços (CNS), Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e Família do Esporte.


Abertura


Na cerimônia que deu início às atividades, o novo presidente da Federação, Douglas Arruda dividiu a mesa com Alexandro Ribeiro, representante do vereador André Santos (responsável pela emenda parlamentar que viabilizou o projeto). Em sua fala, Arruda destacou a importância do evento e a filosofia de trabalho implantada neste início de gestão.


“Trata-se de um evento diferenciado e inovador que oferecerá uma nova visão aos profissionais do segmento, através de conteúdos teóricos e vivências práticas, apresentados por especialistas reconhecidos em todo o Brasil. E são projetos como esses que vamos tentar trazer ao longo dos próximos anos, capacitando os profissionais de Educação Física e munindo todo o nosso segmento com muito conhecimento e eventos que contribuam para o desenvolvimento do esporte fitness no estado de São Paulo”, afirmou.


Por sua vez, Alexandro reforçou como o projeto está dentro da linha de investimentos da pasta esportiva da capital. “O esporte se tornou muito difícil nos extremos da cidade e a nossa visão é democratizar o acesso às atividades físicas e qualificar nossos profissionais para que o esporte seja um grande promotor de saúde, lazer e inclusão como tanto queremos”, disse.


Módulo 1


Dedicado à temática de alterações e recomendações de exercícios pós-Covid-19, o primeiro painel foi comandado pelo professor Marcelo Santos. Além de explicar o funcionamento do coronavírus no organismo humano, o especialista em reabilitação cardíaca explicou as principais sequelas da doença para o coração, músculos e sistema neurológico, além de recomendar um plano detalhado de atividades para recuperação da infecção.


“Dentre os principais riscos que a Covid-19 oferece estão a insuficiência cardíaca crônica, arritmias e possíveis infartos. No que se refere à musculatura, o grande problema é que pacientes que ficam muito tempo hospitalizados perdem rapidamente massa muscular, resultando, em pacientes mais velhos principalmente, casos de sarcopenia, por exemplo. Já as alterações neurológicas podem impactar em tonturas, dores de cabeça, comprometimento da consciência, doenças cerebrovasculares agudas (levando a um AVC), acometimento da coordenação e problemas no paladar, olfato e visão”, detalhou.


Exercícios recomendados


Segundo estudos feitos no mundo todo, a atividade física pode impactar diretamente na diminuição dos riscos de casos graves, mas há também uma preocupação em preparar um programa de treinos específicos para quem teve a doença e precisa se recuperar. De acordo com Marcelo uma reabilitação assistida é o mais indicado, principalmente para pacientes que tiveram os casos mais graves da doença e passaram por longos períodos hospitalizados.


Isso inclui um cronograma de atividades divido em cinco fases, à medida que a evolução do paciente deverá ser gradual, sem pular etapas. Ele reforça ainda a necessidade de um trabalho multidisciplinar para pacientes que tiveram a pior versão da doença para enfrentar o momento pós-traumático, com auxílio de psicólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física, a fim de revisar aspectos funcionais, alimentares e emocionais.


Módulo 2


A parte da tarde foi dedica à corrida de rua e metodologias para prescrição de treinamento. O consultor esportivo André Malavazi deu uma palestra bastante detalhada sobre o metabolismo e quais as melhores estratégias para cada perfil de praticante na hora de montar um cronograma. Segundo ele, existem cinco métodos de treinos (cada um aplicável para um determinado nível): contínuo extensivo, contínuo intensivo, variativo (fartleck), intervalado extensivo e intervalado intensivo.


“O importante é que na hora de montar um treino, o profissional saiba adaptá-lo às individualidades de cada aluno ou atleta, respeitando seus limites, metas e capacidades”, explica Malavazi. De acordo com ele, há um processo gradual de evolução, que parte desde o nível iniciante, passando pelo intermediário até chegar ao avançado. Em cada estágio, são recomendados volumes de carga específicos, tempo de atividade, periodização, descanso, a frequência cardíaca máxima utilizada e os métodos ideais para desenvolvimento no esporte.


O Workshop Fitness & Wellness realiza sua segunda etapa no sábado, dia 7 de agosto, a partir das 9h15, com mais dois módulos. O primeiro abordará os Treinamentos Funcionais, com o professor Leandro Lodo, enquanto, na segunda parte, será a vez do professor Zózimo Lisboa falar sobre prescrições de treinamento em High Intensity Interval Training, mais conhecido como HIIT.

 
 
 

Comentários


© 2021 FPEFIT - Federação Paulista de Esportes & Fitness

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Clean
bottom of page