PALESTRANTES MOSTRAM OS CAMINHOS PARA EMPREENDER, NA 1ª ETAPA DO FÓRUM ESPORTE FITNESS E WELLNESS
- sitefpefit
- 15 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2022

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), a Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) realizou na última sexta-feira, 12 de agosto, a primeira etapa do ‘Fórum Esporte Fitness e Wellness’.
Criado com o objetivo de apresentar alguns panoramas sobre empreendedorismo, prestação de serviços e novos meios de geração de renda no mercado da Educação Física, o evento reuniu palestrantes renomados do mercado para falarem sobre as oportunidades que o profissional da área tem à disposição atualmente.
Tendências e oportunidades para empreender com modalidades esportivas que estão em alta
O primeiro convidado do dia foi o técnico de vôlei das categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista, Arthur Costa, que revelou um grande crescimento das arenas de praia na cidade de São Paulo, principalmente após o início da pandemia de Covid-19, em 2020.
Segundo ele, modalidades como o vôlei de areia, beach tennis e futevôlei estão entre as mais populares e que oferecem grandes oportunidades de empreendimento, como montagem de clínicas específicas, organização de eventos e torneios e escolinhas de esportes coletivos.
Empreendedorismo: oportunidade ou necessidade?
Logo depois foi a vez de Valquíria de Lima, fundadora e presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), falar sobre a arte de empreender. Entre diferentes conceitos sobre a construção da visão de negócio apresentados pela especialista, ela explica que, por necessidade ou oportunidade, o profissional deve sempre responder as seguintes perguntas antes de montar sua própria empresa:
✓ Como investir no seu negócio, na sua ideia e manter um fluxo de caixa?
✓ Como fazer um planejamento financeiro, ter ações para o alcance das metas definidas (planejamento de curto, médio e longo prazo)?
✓ Como conhecer melhor seu cliente e fortalecer seu negócio?
✓ Quais são os meios de pagamentos e obrigações legais?
Os 5 D´s do empreendedorismo
Master Coach especialista em Psicologia Positiva, Claudio Assencio foi o terceiro palestrante do dia e apresentou os cinco D’s do empreendedorismo:
1. Descobrir
Os caminhos, dificuldades, necessidades, obrigações e como fazer um negócio.
2. Desejo
Sonhos, metas e objetivos que o profissional tem com seu próprio negócio.
3. Decisão
Cortar fora o que não é essencial, fazer renúncias e ter coragem de sair da zona de conforto.
4. Disciplina
Fazer o que precisa ser feito mesmo quando não se está bem e a fim, quando as dificuldades aparecem e todas as circunstâncias jogarem contra.
5. Determinação
Manter a disciplina e sustentar a decisão para o que desejo se torne realidade.
Entenda o seu mercado e coloque seu negócio de pé
Fundador e consultor da CXFit, Vini Dias frisou que antes de dar início a um empreendimento é necessário conhecer o mercado onde está inserido e de que forma esse novo gestor pode maximizar as oportunidades existentes.
Segundo ele, antes de fazer, o profissional precisa saber o porquê de estar criando sua empresa, o que ele exatamente irá fazer e como entregará seu produto ou serviço. Depois disso, deverá aplicar a técnica PESTEL, sigla em inglês que define as áreas que deverão ser analisadas na construção do negócio, como política, economia, o lado social, tecnologia, ambiente e as leis. Além disso, a famosa análise SWOT é fundamental para indicar as fortalezas, fraquezas, oportunidades e riscos do novo empreendimento.
A evolução não se detém, é hora de inovar!
Ao falar sobre inovação e evolução, Ricardo Cruz, fundador da B2F (Business to Fitness), utilizou como exemplo o caso da Kodak, gigante do mercado de fotografia na era analógica e que perdeu seu espaço para outras marcas que souberam decifrar melhor a nova Era Digital.
Segundo Cruz, os maiores erros da companhia foi sempre focar no produto, acreditando somente no modelo de negócio que sempre funcionou, mas sem perceber a evolução do mercado. Quando isso aconteceu, já era tarde.
Aplicando isso para a Educação Física, Ricardo afirma que o empreendedor deve sempre ter em mente tudo o que compõe o mercado no qual está inserido, quantas pessoas existem, qual o problema que elas têm e como ele pode solucionar isso. Ele explica que, nesse cenário, a utopia seria fazer com que essas pessoas sintam prazer em praticar atividades físicas e assim o profissional possa melhorar a qualidade de vida dos seus clientes.
Para isso, a estratégia deve passar pela criação de uma solução para um determinado problema, com um propósito claro. “O profissional deve ter um mindset de evolução contínua. Nenhum processo de inovação é 100% eficaz, é preciso ter paciência e flexibilidade”, diz.
Eventos: como organizar e rentabilizar
O último tema do dia foi apresentado por Robinson Kennedy, diretor do programa Les Mills Brasil e especialista em eventos. Segundo ele, um evento de sucesso é composto por um pilar baseado em quatro conceitos:
✓ Produto (o evento em si)
✓ Serviço (a venda do produto)
✓ Marketing (divulgação)
✓ Planejamento e estratégia
No mercado fitness, ele usou como exemplo a construção de um evento em uma academia. Para isso, ressaltou a importância de apontar as necessidades de três lados distintos: do estabelecimento, do professor envolvido e dos alunos, de modo a gerar engajamento e atingir os objetivos da empresa.
Segundo ele, a estratégia para obter esses resultados passa pela resolução de quatro questões:
✓ Por que fazer?
✓ Para quem fazer?
✓ Quando fazer?
✓ Qual o resultado esperado?
O ‘Fórum Esporte Fitness e Wellness’ é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME) e da Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) e conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Fitness Mais, Família do Esporte e Instituto JB Oliveira.
A segunda etapa do evento será realizada no próximo sábado, 20 de agosto, das 12h00 às 18h00. Serão apresentados novos temas voltados ao empreendedorismo na Educação Física: como abrir um negócio, as perspectivas financeiras e tributárias, pitch de vendas, elaboração do plano de negócios, o empreendedorismo na prática e muito mais.
A transmissão do fórum é 100% online e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site oficial do evento: www.forumesportefitnessewellness.com.






Comentários