Veja como foi o Fórum e Campeonato de eSports da Cidade de São Paulo
- sitefpefit
- 29 de out. de 2022
- 3 min de leitura
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME) e Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT) realizaram em parceria na última sexta-feira, 28 de outubro o mais novo evento voltado para os jogos eletrônicos em âmbito nacional. O projeto foi viabilizado por uma emenda parlamentar do vereador da capital André Santos.
Dividido em duas partes, o “Fórum e Campeonato eSports da Cidade de São Paulo” reuniu num primeiro momento especialistas do setor de games para discutirem e apresentarem o atual cenário da modalidade no Brasil e no mundo e como ela pode servir como ferramenta de desenvolvimento social e econômico no país.
Logo em seguida foi dado início à transmissão das fases decisivas do campeonato de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), com jogos de semifinais, disputa do terceiro lugar e a finalíssima. As preliminares aconteceram ao longo da semana, antecedendo o evento principal.
Iniciação em eSports como educação
O primeiro tema do fórum foi apresentado pelo Narrador oficial da Liga Candanga de eSports, redator, roteirista e podcaster Charllynston Cardoso, mais conhecido como Xaxá. Em sua palestra, ele mostrou como a união entre Games e Educação tem um potencial altamente relevante para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisões, concentração, entre outros.
Com opções de jogos individuais ou coletivos, essa estrutura está muito presente no dia a dia escolar, principalmente em atividades que requerem que os estudantes superem obstáculos e atinjam metas, elaborem soluções para desafios e missões.
O educador pode utilizar essa abordagem em sala, utilizando ou não o auxílio de ferramentas digitais. “O processo de gamificação aplica elementos da dinâmica dos jogos nas atividades do cotidiano. Com isso, ele expande os horizontes pedagógicos por meio de atividades motivadoras e divertidas”, explica.
Inclusão através do eSports
O segundo convidado do dia foi Rodrigo Fioravante, COO da UEFA Champions League, coordenando os eSports na Champions Experience, e CEO da equipe de eSports SPQR Brasil Team. Em sua apresentação ele reforçou a ideia de que os eSports são altamente democráticos e inclusos, sem preconceitos raciais, de gênero, idade, orientação sexual, religião ou o que for. Além disso, qualquer pessoa pode jogar de onde estiver.
Um exemplo dessa abertura se dá pelo fato de que hoje as mulheres são a maioria entre os atletas de esportes eletrônicos no Brasil atualmente, com 51,5%. Entre as faixas etárias, a geração de 25 a 34 anos representava 33,6% dos players em 2020, enquanto no ano seguinte o domínio passou a ser maior entre jogadores de 20 a 29 anos, com 41,1%.
Tipos de jogos e seus métodos
O especialista em audiovisual e produtor de eventos e campeonatos na Liga Candanga de eSports, Jussan Bonifácio Dias, foi o terceiro e último palestrante do dia, apresentando alguns conceitos de sucesso ao longo da história dos games e o que é aplicado na construção de jogos nos dias atuais. Ele citou como exemplo alguns tipos de jogos como os principais: ação, aventura, RPG, simulação, puzzle e estratégia.
O campeonato
A partir das 19h30 foi dado início as disputas das semifinais, com as quatro melhores equipes que disputaram as fases preliminares ao longo da semana. Ao todo, oito times participaram da disputa. Depois dos duelos que definiram os finalistas, houve ainda a disputa de terceiro lugar e posterior a grande decisão.
A grande campeã foi a equipe dos ALMIRANTES E-SPORTS, que derrotaram na finalíssima o Floripa Stars Black. Completou o pódio o time do Five to Five, que bateu o Ever5K em jogo que valia o terceiro lugar.
O evento
O projeto teve o objetivo de fomentar os eSports como uma atividade com grande potencial econômico e social, trazendo novas oportunidades de mercado, gerando empregos e revelando talentos. Ainda com bastante preconceito para quem não conhece de fato o esporte, a ideia foi mostrar como os jogos eletrônicos podem mudar a vida de jovens e adultos, tanto no âmbito profissional quanto no aspecto pessoal.
Além da realização entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo e a Federação Paulista de Esportes & Fitness, o Fórum e Campeonato eSports da Cidade de São Paulo teve o apoio de entidades e empresas como a Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Fitness Mais, Família do Esporte e ACIGames.




















Comentários